Apareça para ser encontrada (o)!


Em Juízes, capitulo 21, encontramos o relato de duzentos homens da tribo de Benjamim que não tinham esposas. Todas as mulheres haviam morrido e eles faziam parte de um remanescente de apenas seiscentos homens que sobreviveram.


As outras tribos queriam ver a tribo de benjamim se recuperar, para que não se extinguisse. Mas o dilema enfrentado pelos homens de Israel é que tinham jurado em nome do Senhor não dar suas filhas em casamento aos benjamitas.

Então os israelitas arquitetaram um plano: se os duzentos homens da tribo de Benjamim fossem a uma determinada festa, poderiam agarrar suas futuras esposas ali, e ninguém quebraria o juramento de não entregar suas filhas a eles.

Os benjamitas teriam que ficar escondidos nas vinhas, enquanto as virgens dançavam e, então, cada homem escolheria e capturaria uma, e ela teria de ser levada embora correndo para a terra deles. Essa moça capturada iria se tornar sua esposa.

O que eu acho divertido nessa historia é o seguinte: Com todo esse plano armado abertamente no país, será que essa informação não “vazou” para as meninas que foram à festa? Eu creio que sim, se é que conheço como as pessoas são.

Então essas garotas, sabendo que seriam agarradas para se tornarem esposas desses solteirões, ainda assim foram dançar. Na hora certa os benjamitas saíram do esconderijo, e cada um escolheu a sua futura esposa e saiu correndo.

Certamente agarrar Moças em uma festa não é a melhor forma de conseguimos esposas hoje em dia, mas de fato funcionou naquela época, e todo mundo ficou feliz no final da historia.

Não recomendo esse método de captura a ninguém, porque hoje não daria muito certo e você ainda seria preso como seqüestrador. Mas, sem duvida, podemos extrair algumas idéias interessantes desse acontecimento.

Essas meninas para serem escolhidas precisavam aparecer! Elas tinham que ir a festa para dançar. Não podiam ficar em casa naquele dia, se quisessem ser escolhidas. E os homens, para encontrá-las, tinham que estar presentes e tomar atitude. Eles precisavam ter a coragem para agir na hora certa.

E de fato, esse principio presente na historia de Juízes continua valendo até hoje. Para achar ou ser encontrado, você precisa estar presente!

Quantas pessoas apenas ficam sentadas em casa noite após noite, sonhando ter alguém? Mas ficam na caverna do seu quarto, sem se esporem a nenhuma pessoa durante dias. E ainda reclamam que não encontram ninguém na caverna.

Sabe por que não se relacionam? Porque a única pessoa presente na caverna é ela mesma. Se você quiser achar alguém, tem que sair daí logo. Está escuro e úmido ai dentro, vá pegar um ar fresco. 

Participe da Terapia do Amor e aproveite a chance de colocar a sua fé em ação.